Artigos
Contos
Entrevistas
Opiniões
Pesquisa
Poemas
Mapa do site
 
 
ESCRITURAS E CONFIDÊNCIAS

Arriete Vilela *

 
Sônia Maria van Dijck Lima é doutora em Literatura Brasileira, pela USP, com pós-doutorado também em Literatura Brasileira, pela Unesp. Tem trabalhos publicados tanto no campo da história da literatura e da critica genética, como na seara da critica literária. Estuda, principalmente, Hermilo Borba Filho, José Lins do Rego e Guimarães Rosa. Entre os autores contemporâneos, vem estudando a narrativa de Luiz Rulfato, sobre quem tem artigos publicados em São Paulo e em Belo Horizonte.
Recentemente, Sônia van Dijck lançou, em São Paulo e em João Pessoa, o livro e cd rom Guimarães Rosa. Escritura de Sagarana (São Paulo: Navegar Editora, 2003). A publicação estuda os procedimentos de Guimarães Rosa no decorrer da escritura de Sagarana, destacando a construção da linguagem popular regional e a construção da personagem Major Saulo. Trata-se de pesquisa em crítica genética.
Sagarana foi escrito durante longo período: de 1937 a 1958, quando saiu a 5a edição. O trabalho salienta a preocupação do autor em demanda da otimização do texto, e apresenta, no cd rom, alguns documentos ilustrativos desse processo: folha de rosto dos originais e, inclusive, capas das edições. Na verdade, trata-se de uma publicação em multimídia.
Sônia van Dijck, além de estudiosa.da literatura, escreve contos e poemas. Lançou, há dias, um álbum duplo de cds rom: Confidências. O primeiro cd é Clave de Sônia, e o segundo cd é Nada exemplares (João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003), que trazem poemas que receberam um tratamento de multimídia (movimento, cor, imagem e trilha sonora).
Explorando as possibilidades do espaço intersemiótico, os poemas desenvolvem temáticas como a da solidão, a da saudade, tendo alguns um certo tom erótico. No espaço transtextual, a autora retoma Drummond, Bandeira e, em um texto, brinca com a medieval cantiga de amigo. As trilhas dos cds são: “Canção”, de Hélio de Oliveira Sena (no cd Clave de Sônia) e “Caminhada”, de José Maria de Oliveira (no cd Nada exemplares). A interpretação das composições musicais é do Quinteto Itacoatiara, da Paraiba.
Sônia van Dijck é não apenas autora dos livros, mas também dos cds, pois o projeto, o roteiro, a computação grática e a realização são também dela.
Para os interessados nessas publicações em multimídia, os pedidos podem ser feitos, via internet, através do site da Livraria Cultura ou pelo e-mail navegareditora@superig.com.br, no caso do livro/cd sobre Sagarana ou através do e-mail ufpbeditora@bol.com.br, no caso dos cds de Confidências. A entrega é assegurada em qualquer lugar do Brasil.

* Mestra em Letras - Literatura Brasileira (UFPB). Escritora e crítica literária.

Publicado in: Primeira edição, Maceió, 1 set. 2003, B, p. 3.

© Copyright by Arriete Vilela, 2003.

Midi: Bolero (Ravel)

VOLTAR OPINIÕES

Artigos
Contos
Entrevistas
Opiniões
Pesquisa
Poemas
HOME