HOME
Mapa do site

Capa: Josué Gomes de Araújo Neto

Imagem da capa:
Juarez da Gama Batista e
José Lins do Rego

 

IMAGENS

PARA UM

REENCONTRO

 

Sônia Maria van Dijck Lima
Marilene Carlos do Vale Melo

 

Colaboradora:
Maria Neni de Freitas

Este catálogo foi publicado:
João Pessoa: Edições FUNESC, 1996.

Projeto ATELIÊ DE JOSÉ LINS DO REGO

Você encontrará aqui um pouco do “charme magique des vieux portraits”, como diria Sartre.

Outros catálogos

Imagens para um reencontro

Sônia Maria van Dijck Lima

Se o trabalho com documentos de arquivo, inventariando, analisando e preservando testemunhos de uma memória, pode nos permitir o reconhecimento de um patrimônio histórico, em uma viagem em direção às origens de uma identidade cultural, quando se trata de fotografias não se pode evitar a sensação nostálgica de retorno a um tempo perdido.

Os documentos aqui apresentados constituem a série FOTOS e estão organizados em subséries: fotos relativas à vida de José Lins do Rego (FOv), fotos relativas a sua atividade de escritor (FOo), fotos de engenhos (FOe). (1)

É importante a informação de que nem todas as fotos relacionadas pertencem ao fundo José Lins do Rego. Algumas foram geradas pelo Museu José Lins do Rego (FUNESC, João Pessoa - Paraíba), em decorrência de suas necessidades. É o caso, por exemplo, das fotos da residência do escritor (FOv-58 a 64), no Rio de Janeiro, destacando-se aquelas de seu gabinete de trabalho (FOo-5 a 17). Foram providenciadas quando da transferência dos materiais, para reconstituição de sua sala de trabalho no Museu que leva seu nome. São imagens do espaço habitado pelo escritor; portanto, provas de sua intimidade pessoal e intelectual, não havendo por que não inserir esse material no conjunto do arquivo, fazendo-se, naturalmente, a ressalva registrada.

Em algumas das situações, nem sempre nos é possível distinguir a origem do material. Considerando que, de qualquer modo, se trata de documentação relativa a um contexto histórico-cultural vivido por José Lins do Rego, essas fotos foram inseridas no catálogo sem qualquer discriminação (FOe-22, por exemplo). Todavia, fotos de seus descendentes foram situadas em apêndice (FOf).

Entregamos aos estudiosos o catálogo das fotos do arquivo de José Lins do Rego; esperamos que seja um guia para o consulente que pretenda aventurar-se em um mergulho no passado. Lembremos, então, a lição de Roland Barthes: "O que a Fotografia reproduz ao infinito só ocorreu uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente. Nela, o acontecimento jamais se sobrepassa para outra coisa: ela reduz sempre o corpus de que tenho necessidade ao corpo que vejo; ela é o Particular absoluto, a Contingência soberana, fosca e um tanto boba, o Tal (tal foto, e não a Foto), em suma a Tique, a Ocasião, o Encontro, o Real, em sua expressão infatigável". (2)

Para Oldemar Victor, professor e fotógrafo profissional, "a atuação política do fotógrafo se dá na medida em que as imagens estão ai, sem se caracterizar com relação a esse ou aquele tipo de argumento. O fotógrafo não interpreta, apenas retrata. Os outros que tirem suas conclusões". (3) Sem querer polemizar com o especialista, vemos que, longe de isentar-se de interpretações, o fotógrafo seleciona, sim, as imagens, determina ângulos, posicionando-se em relação a esse ou àquele argumento. É exatamente isso que podemos notar na imagem cristalizada do Velho Num (FOv-1), "surpreendido" em pose de patriarca, ou na clássica foto de grupo de discípulos e mestres (FOv-7), cujo tema se fundamenta na ordem, no espirito de disciplina e de autorida-de, para ficarmos apenas com dois exemplos.

Por outro lado, "em um primeiro tempo, a Fotografia, para surpreender, fotografa o notável; mas logo, por uma inversão conhecida, ela decreta notável aquilo que fotografa" (4). Assim é que vistas panorâmicas de pequenas cidades interioranas, tomadas como notáveis por fazerem parte da biografia de José Lins do Rego ou pelo seu passado ligado à economia açucareira, foram tornadas notáveis na imobilidade de seus ângulos conservados nas fotografias e testemunham um estilo de vida. Retornemos à pacata Pilar (FOv-5) ou a São Miguel de Taipu (FOe- 13), através das fotografias que as perpetuam. Ou, se preferirmos ficar com o detalhe da vida que se perdeu, contemplemos a velha escola (FOv-6a e 6b), na qual José Lins do Rego começou sua aventura com a Língua Portuguesa, ou entremos na casa de purgar do Engenho Corredor (FOe-12a e 12b), para ouvirmos o silêncio eloquente de uma atividade febril que cessou para sempre. Detalhes quase insignificantes, tornados notáveis pelas fotografias que os aprisionaram numa dimensão atemporal.

As fotos do arquivo de José Lins do Rego informam. Registram amizades, relações políticas, momentos de homenagens, paixão pelo futebol, a intimidade de uma vida. Ordenar essas fotografias assemelhou-se a escrever a crônica biográfica do menino de engenho. Mas há outras tantas fotos da paisagem dos engenhos da Paraíba, com suas casas-grandes, que abrigaram o orgulho de uma aristocracia; organizá-las foi reencontrar lembranças dispersas da travessia da economia açucareira do Nordeste brasileiro. Os estudiosos que visitarem o material estarão diante de uma rara oportunidade de retorno no tempo.

 

NOTAS
1. As fotos são identificadas pelo código da subsérie seguido do número de ordem do documento; havendo mais de um exemplar, o número é acompanhado por uma letra: a, b, c, conforme o caso.

2. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 13.

3. Apud Symona Gropper. Um retrato sem retoque. In FotoBahia 80. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1980. Catálogo.

3. Apud Symona Gropper. Um retrato sem retoque. In: FotoBahia 80. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1980. Catálogo.

4. Roland Barthes, op. cit., p. 57.

************

José Lins do Rego: retratos de um tempo vivido

Marilene Carlos do Vale Melo

Dentre as várias tarefas da organização do arquivo de José Lins do Rego, coube-nos, numa primeira fase, a identificação e a catalogação das fotografias, que passaram a constituir a série FOTOS.

Nosso primeiro procedimento com esse material foi o de observar seu estado físico: muitas precisavam de cuidados de especialista. Como não contávamos com esse tipo de ajuda, fizemos uma limpeza de emergência, livrando as fotos de fitas adesivas, clips, além de poeira e mofo. Daí, passamos à outra etapa: separação das fotos, organizando-as em subséries: VIDA - FOv; OBRA - FOo; ENGENHOS - FOe; e em um APÊNDICE: fotos de familiares de JLR - FOf.

As subséries foram trabalhadas isoladamente. Cada foto foi medida, identificada, numerada no verso (com etiqueta) e fichada com informações descritivas. As fotos iguais, mas de dimensões distintas, têm o mesmo número e uma letra diferente. Por exemplo: foto n. 1a - tam. 30 X 40; foto n. 1b - tam. 12 X 18.

A subsérie FOv é composta por 70 fotos. Dentre elas estão retratos do velho Num, patriarca e tetravô de JLR; de João do Rego, pai de JLR; de Rui Marinho, marido de tia Naninha e pai de criação de JLR. Também estão incluídas nessa subsérie uma vista panorâmica de Pilar, município a que pertence o Engenho Corredor, lugar de nascimento de JLR*; e uma foto da primeira escola frequentada pelo autor de Meus verdes anos. Reatando os fios da memória, há uma foto do tempo do Colégio Diocesano Pio X, outras da juventude e em companhia da esposa, D. Naná, e de personalidades literárias e políticas como José Américo de Almeida, Ivan Bichara, Assis Chateaubriand e muitos outros, além de aspectos de sua residência no Rio de Janeiro. As últimas imagens de JLR, já no leito do hospital, estão nas fotos ao lado de Juscelino Kubitschek e senhora.

A subsérie FOo tem 26 documentos, dentre os quais estão a capa de Fogo morto, 7ª ed., comemorativa do Jubileu de Prata do romance; uma foto da capa de O moleque Ricardo, Usina, na coleção Romances Reunidos e Ilustrados, volume 2; algumas do gabinete de trabalho de JLR, que apontam ângulos e detalhes da intimidade de seu ateliê.

A terceira subsérie, FOe, possui 49 fotos relativas à vida dos engenhos: casas-grandes, instalações da fabricação do açúcar, canavial, instrumentos de trabalho. Os novos tempos estão registrados numa vista panorâmica do engenho Outeiro, transformado em indústria de leite. Essa subsérie permite a leitura do universo dos engenhos (do apogeu à decadência) da infância de JLR.

As fotos de familiares de JLR datam de ocasiões posteriores a sua morte. Foram encontradas no conjunto de documentos e não sabemos bem por que ali deixadas. Constituem, por isso, o apêndice da série FOTOS: FOf.

Os consulentes encontrarão as fotos do arquivo de JLR acondicionadas em envelopes apropriados, guardadas em pastas, com as respectivas identificações.

* Nota desta edição: Quando este catálogo foi publicado, Nestor Pinto de Figueiredo Jr. não tinha publicado

Onde nasceu José Lins do Rego, afinal? João Pessoa: Ideia, 2000.

Outros catálogos

Fotos da vida de JLR
Código dos documentos: FOv

________________________________________________________________________________________________________
No e Descrição do documento
________________________________________________________________________________________________________
1 – Velho Num. Patriarca. Tetravô de JLR.
Preto e branco. 10 X 15.
_____________________________________________________________________________________________
2 - João do Rego Cavalcanti. Pai de JLR.
Preto e branco. 6 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
3 - Dona Montinha. Prima de JLR.
Preto e branco. 18 X 12.
_____________________________________________________________________________________________
4 - Rui Marinho. Marido de tia Naninha. Pai de criação de JLR.
Preto e branco. 30 x 40.
_____________________________________________________________________________________________
5 - Vista panorâmica da cidade de Pilar - PB. Local de nascimento de JLR.
Preto e branco. Cópia. 40 X 30.
_____________________________________________________________________________________________
6ª – Primeira escola que JLR frequentou, na cidade de Pilar – PB
Preto e branco. 40 X 30.
_____________________________________________________________________________________________
6b - Primeira escola que JLR frequentou, na cidade de Pilar – PB
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
7 - Turma do Colégio Diocesano Pio X, onde JLR estudou. Paraíba
(atual João Pessoa) - PB. 1912. JLR e outros:
Milton Cartaxo JLR
Antônio D'Avila Lins José da Cunha Coelho
Luis Leite da Costa Francisco de Melo
Paulo Alfeu João Pimentel
Prof. Arnaldo de Baus José da Mata Cabral
José Inácio Matias Freire
José Mariz José Frutuoso Dantas
Prof. Washington Carvalho Cónego Nicodemos Neves
Prof. Oswaldo Miranda Dr. Mateus de Oliveira
Francisco Bandeira Mons. Odilon Coutinho
Arnaldo Gomes Mons. Almeida
Gal. Aurélio L. Tavares Arcebispo D. Joffly
Min. José Lira Tavares Pe. Milanez
Oscar de Castro Irineu Joffly
Ivo ... (Pilões) Cônego Florentino Barbosa
Bulgard (cujo pai fez a foto) Mons. Anisio Maia
Prof. Juvenal Coelho Pereira Lima
Preto e branco. 34,5 X 23,5
_____________________________________________________________________________________________
8 - JLR quando jovem.
Preto e branco. 9 X 12.
_____________________________________________________________________________________________
9 - JLR quando jovem. Dedicatória: "Para o Waldemar com um abraço de José Lins".
Preto e branco. 12 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
10 - JLR - meio corpo.
Preto e branco. Cópia. 9 X 12.
_____________________________________________________________________________________________
11 - Retrato de JLR, entre os brasões das famílias Lins e Rego.
Preto e branco. 11,5 X 8,5.
_____________________________________________________________________________________________
12 - JLR.
Preto e branco. Cópia. 30 X 40.
_____________________________________________________________________________________________
13 - JLR.
Preto e branco. 18 X 12.
_____________________________________________________________________________________________
14 - JLR.
Preto e branco. 18 X 12.
_____________________________________________________________________________________________
15 - JLR.
Preto e branco. 20 X 25.
_____________________________________________________________________________________________
16 - JLR.
Preto e branco. 8 X 12.
_____________________________________________________________________________________________
17 – JLR e Filomena Massa Lins do Rego (D. Naná). 1954.
Preto e branco. 18 X 24.
_____________________________________________________________________________________________
18 - JLR e outros, no Uruguai.
Preto e branco. 12 X 18.

NP - No verso, carimbo: Ministerio de Instruccion Publica Seccion Fotocinematografica - Republica O. del Uruguay.
_____________________________________________________________________________________________
19 - JLR com a família. Carnaval. 1948.
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
20 - JLR e Filomena Massa Lins do Rego (D. Naná). Aeroporto Castro Pinto. (João Pessoa) Santa Rita* - PB. Década de 50.
Preto e branco. 40 X 30.

* Nota desta edição: onde se lê Santa Rita, leia-se Bayeux.
____________________________________________________________________________________________
21 - Campanha eleitoral de Assis Chateaubriand. João Pessoa - PB. 1950.
JLR
Olívio Montenegro
Odilon Ribeiro Coutinho
Nertan Macedo
Silvio Rabello
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
22 - Engenho Corredor. Pilar - PB.
JLR
Maria Chica (moradora do engenho)
Morador do engenho
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
23 - Engenho Corredor. Pilar - PB. 1952.
Morador do engenho (levava JLR à escola), cunhado de Moleque Ricardo
Antiógenes Chaves
José Américo de Almeida
JLR
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
24 - Solenidade de inauguração do busto de JLR, em Pilar - PB. 1952.
JLR
José Américo de Almeida
Ivan Bichara
Rubem Braga
Salgado Filho
Clóvis Bezerra de Lima
Cassiano Nóbrega
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
25 - Solenidade de inauguração do busto de JLR, em Pilar - PB. 1952.
Angelita Lins Bezerra
Elizabeth Lins Vieira de Melo
Ester Lins Bezerra
Amauri Vasconcelos
Henrique Vieira
Antônio Vieira de Albuquerque Melo
Ivan Bichara
Rômulo Rangel
José Américo de Almeida
Salgado Filho
Preto e branco. 40 X 30.
_____________________________________________________________________________________________
26 - Solenidade de inauguração do busto de JLR, em Pilar - PB. 1952.
JLR
José Américo de Almeida
Ivan Bichara e outros
Preto e banco. 18 X 24.
_____________________________________________________________________________________________
27 - Busto de JLR na cidade de Pilar - PB.
Preto de branco. 18 X 24.
_____________________________________________________________________________________________
28 - JLR em companhia de José Américo de Almeida. Dedicatória: “Ao velho José do Rego, uma lembrança dos seus cincoenta anos na Parahyba, com o governador José Américo. Pelo sempre seu Juarez Batista. – Província da Parahyba. 1952.”
Preto e branco. 18 X13.
_____________________________________________________________________________________________
29 - JLR e Ivan Bichara.
Preto e branco. 18 X 24.
_____________________________________________________________________________________________
30 - JLR e outros. Aeroporto de Barajas. Madrid (Espanha). 1954.
Preto e branco. 18 X 12.
_____________________________________________________________________________________________
31 – JLR e o time do Flamengo. 1954.
Preto e branco. 24 X

NP - No verso, carimbo: Copyright Pressfoto H. Svensson. Stockholmo - Sweden.
_____________________________________________________________________________________________
32 - JLR em Coimbra (Portugal). Reprodução colhida em livro, mostrando JLR com um carneiro. 1955.
Preto e branco. 30 X 40.
_____________________________________________________________________________________________
33 - JLR. Dedicatória: "Ao grande amigo José Lins do Rego”, oferece Telles Rhuis. Atenas (Grécia). Ago. 1956.
Preto e branco. 6X9.
_____________________________________________________________________________________________
34 - No Palácio do Governo, por ocasião da campanha de José Américo de Almeida. João Pessoa - PB. 1955.
JLR
J. Fernandes de Lima
Ivan Bichara
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
35 - Campanha de José Américo de Almeida. 1955.
JLR
Assis Chateaubriand
José Américo de Almeida
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
36 - Solenidade em Campina Grande - PB. Campanha de José Américo de Almeida. 1955.
JLR
José Américo de Almeida
José Fernandes de Lima
Seraphico da Nóbrega
Eretiano Zenaide
Assis Chateaubriand
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
37 - Campanha de José Américo de Almeida. 1955.
Hélio Zenaide (jornal A União)
José Fernandes de Lima
Juarez Macedo (jornal A União)
Ronaldo Montenegro
José Lins de Macedo
Assis Chateaubriand
José Américo de Almeida
JLR
Preto e branco. 40 X 30.
_____________________________________________________________________________________________
38 - Convento de Santo Antônio. Igreja de São Francisco. Campanha de José Américo de Almeida. João Pessoa - PB. 1955.
JLR
José Américo de Almeida
Oscar de Castro
Samuel Wainer
Preto e branco. 24 X 18.
____________________________________________________________________________________________
39 - Engenho Itapuá - PB. Campanha de José Américo de Almeida. 1955.
Filha de JLR
Dona Dalva
Ester Bezerra
José Américo de Almeida
JLR
Henrique Vieira
Antônio Vieira (filho de Maria Menina)
Uma parenta
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
40 - Solenidade no Palácio do Governo. Campanha de José Américo de Almeida. João Pessoa - PB. 1955.
JLR
Antônio Tavares de Carvalho
José Medeiros Vieira
José Américo de Almeida
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
41 - JLR e Juarez da Gama Batista, nas oficinas do jornal A União. João Pessoa - PB. 1955.
Preto e branco. 40 X 30.
_____________________________________________________________________________________________
42 - Aeroporto Castro Pinto. (João Pessoa) Santa Rita* - PB.
JLR
Oscar de Castro
Chianca
Juarez da Gama Batista
Dona Marieta (esposa de Oscar de Castro)
Lúcia (filha de Oscar de Castro)
Preto e branco. 40 X 30.

* Nota desta edição: onde se lê Santa Rita, leia-se Bayeux.
_____________________________________________________________________________________________
43 - JLR, Oscar de Castro e outros.
Preto e branco. 40 X 30.
_____________________________________________________________________________________________
44 - JLR e Severino Montenegro, no Palácio do Governo. João Pessoa – PB.
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
45 - JLR e outros.
Preto e branco. 8 X 12.
_____________________________________________________________________________________________
46 - JLR e outros.
Preto e branco. 13 X 13.
_____________________________________________________________________________________________
47 - JLR e outros. Rio de Janeiro – RJ.
Preto e branco. 12 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
48 - JLR e outros.
Preto e branco. 25 X 19.
_____________________________________________________________________________________________
49 - JLR e outros.
Preto e branco. 14 X 9.
_____________________________________________________________________________________________
50 - JLR e outro torcedor, com a bandeira do Flamengo.
Preto e branco. 26 X 22.
_____________________________________________________________________________________________
51 - JLR, por ocasião da primeira prova do fardão da ABL. 1956.
Preto e branco. 17 X 23.
_____________________________________________________________________________________________
52 - JLR, por ocasião da primeira prova do fardão da ABL - meio corpo. 1956.
Preto e branco. 23 X 17.
_____________________________________________________________________________________________
53 - JLR, por ocasião da posse na ABL. 15 dez. 1956.
Preto e branco. 17 X 23.
_____________________________________________________________________________________________
54 - JLR, por ocasião da posse na ABL, com Manuel Bandeira e Negrão de Lima. 15 dez. 1956.
Preto e branco. 17 X 20.
_____________________________________________________________________________________________
55 - JLR, por ocasião da posse na ABL. 15 dez. 1956.
Preto e branco. 17 X 23.
_____________________________________________________________________________________________
56 - JLR com o fardão da ABL. 15 dez. 1956.
Preto e branco. 8 X 11.
_____________________________________________________________________________________________
57 - JLR com o fardão da ABL. 15 dez. 1956.
Preto e branco. 7 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
58 - Terraço da residência de JLR. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
59 - Fachada da residência de JLR. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
60 - Residência de JLR - interior. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
61 - Residência de JLR - interior. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
62 - Residência de JLR - interior. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
63 - Residência de JLR - interior. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
64 - Residência de JLR - interior. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
65 - JLR, no leito do hospital, por ocasião da doença que o levou à morte. 1957.
Preto e branco. 20 X 15.
_____________________________________________________________________________________________
66 - JLR, no leito do hospital, com Juscelino Kubitschek. 1957.
Preto e branco. 20 X 15.
_____________________________________________________________________________________________
67a - JLR, no leito do hospital, com Sarah e Juscelino Kubitschek. 1957.
Preto e branco. 19 X 15.
_____________________________________________________________________________________________
67b - JLR, no leito do hospital, com Sarah e Juscelino Kubitschek. 1957.
Preto e branco. 14 X 9.
_____________________________________________________________________________________________
68 - JLR, no hospital – sentado entre outros. 1957.
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________

Observações:
A foto 11 foi produzida pelo Museu José Lins do Rego.
As fotos de 58 a 64 foram produzidas quando do translado do gabinete de JLR para o Museu José Lins do Rego, onde foi reconstituído, 1984.
Museu José Lins do Rego – FUNESC – João Pessoa – PB.

Outros catálogos

Fotos da obra de JLR
Código dos documentos: FOo

_____________________________________________________________________________________________
No e Descrição do documento
_____________________________________________________________________________________________
1a - Reprodução da capa de Fogo morto, 7. ed. Ed. comemorativa do Jubileu de Prata do romance. Capa: Engenho Santa Fé. 1968.
Preto e branco. 35 X 27.
_____________________________________________________________________________________________
1b - Reprodução da capa de Fogo morto, 7. ed. Ed. comemorativa do Jubileu de Prata do romance. Capa: Engenho Santa Fé. 1968.
Preto e branco. 18 X 13.
_____________________________________________________________________________________________
2 - Reprodução da capa de O Moleque Ricardo, Usina, na coleção Romances Reunidos e Ilustrados, v. 2. 1980.
Preto e branco. 40 X 30.
_____________________________________________________________________________________________
3a - Reprodução de ilustração da revista Manchete (Rio de Janeiro, 1957). Exposição dos livros Doidinho, Usina, Cangaceiros. Matéria publicada por ocasião da morte de JLR.
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
3b - Reprodução de ilustração da revista Manchete (Rio de Janeiro, 1957). Exposição dos livros Doidinho, Usina, Cangaceiros. Matéria publicada por ocasião da morte de JLR.
Preto e branco. 18 X 12.
_____________________________________________________________________________________________
4 – Gabinete de JLR, em sua residência. Rio de Janeiro – RJ.
Preto e branco. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
5a – Gabinete de JLR, em sua residência. Rio de Janeiro – RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
5b – Gabinete de JLR, em sua residência. Rio de Janeiro – RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
6 - Gabinete de JLR, em sua residência – parede da esquerda. Rio de Janeiro – RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
7a - Gabinete de JLR, em sua residência – parede da esquerda. Rio de Janeiro – RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
7b - Gabinete de JLR, em sua residência – parede da esquerda. Rio de Janeiro – RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
8a - Gabinete de JLR, em sua residência - detalhe do interior (cadeira, escrivaninha, parede do fundo e estante à direita). Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
8b - Gabinete de JLR, em sua residência - detalhe do interior (cadeira, escrivaninha, parede do fundo e estante à direita). Rio de Janeiro — RJ.
Cores. 15 X10.
_____________________________________________________________________________________________
9a - Gabinete de JLR, em sua residência - escrivaninha, parede da esquerda e parede do fundo. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
9b - Gabinete de JLR, em sua residência - escrivaninha, parede da esquerda e parede do fundo. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
10 - Gabinete de JLR, em sua residência – detalhe da escrivaninha, parede da direita ao fundo. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
11 - Gabinete de JLR, em sua residência – escrivaninha. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
12 - Gabinete de JLR, em sua residência - parede da direita com estante e fotos da família. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
13 - Gabinete de JLR, em sua residência – parede que se limita com a escada (divisória), com móvel encostado; parede limite da escada, com dois quadros. Dois planos supostos. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
14a - Gabinete de JLR, em sua residência – detalhe da parede da direita, com móvel encostado à parede da escada. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
14b - Gabinete de JLR, em sua residência – detalhe da parede da direita, com móvel encostado à parede da escada. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
15a - Gabinete de JLR, em sua residência – parede da direita. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
15b - Gabinete de JLR, em sua residência – parede da direita. Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
16 - Gabinete de JLR, em sua residência – parede da direita (outro ângulo). Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
17 - Gabinete de JLR, em sua residência – parede da direita (outro ângulo). Rio de Janeiro - RJ.
Cores. 15 X 10.
_____________________________________________________________________________________________
18 – JLR em uma livraria.
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________


Observações:
As fotos aqui catalogadas, exceto as de número 4 e 18, não pertencem ao fundo JLR. Todavia, foram incluídas no arquivo de JLR por serem testemunho de sua atuação como escritor.
As fotos de 5a a 17 foram produzidas quando do translado do gabinete de JLR para o Museu José Lins do Rego, onde foi reconstituído, em 1984.
Museu José Lins do Rego - FUNESC - João Pessoa - PB.

Outros catálogos

Fotos de engenhos
Código dos documentos: FOe

_____________________________________________________________________________________________
No e Descrição do documento
_____________________________________________________________________________________________
1a - Engenho Corredor – vista lateral da casa-grande. Pilar – PB.
Preto e branco. 40 X 30.
_____________________________________________________________________________________________
1b - Engenho Corredor – vista lateral da casa-grande. Pilar – PB.
Preto e branco. 24 X 18.
_____________________________________________________________________________________________
2 - Engenho Corredor – vista lateral da casa-grande. Pilar – PB.
Preto e branco. 18 X 24.
_____________________________________________________________________________________________
3 - Engenho Corredor – terraço lateral da casa-grande. Pilar – PB.
Preto e branco. 18 X 24.
_____________________________________________________________________________________________
4 - Engenho Corredor – vista lateral da casa-grande. Pilar – PB.
Preto e branco. 24 X 18.
______________________________________________________________________________________________
5 - Engenho Corredor – casa das máquinas. Pilar – PB.
Preto e branco. 40 X 30.
______________________________________________________________________________________________
6 - Engenho Corredor – vista externa da casa das máquinas. Pilar – PB.
Preto e branco. 24 X 18.
______________________________________________________________________________________________
7 - Engenho Corredor – dependências. Pilar – PB.
Preto e branco. 17 X 13.
______________________________________________________________________________________________
8 - Engenho Corredor – vista lateral da casa das máquinas. Pilar – PB.
Preto e branco. 24 X 18.
______________________________________________________________________________________________
9 - Engenho Corredor – entrada lateral da casa das máquinas. Pilar – PB.
Preto e branco. 24 X 18.
______________________________________________________________________________________________
10 - Engenho Corredor – casa da moenda. Pilar – PB.
Preto e branco. 24 X 18.
______________________________________________________________________________________________
11a - Engenho Corredor – casa da moenda. Pilar – PB.
Preto e branco. 40 X 30.
______________________________________________________________________________________________
11b - Engenho Corredor – casa da moenda. Pilar – PB.
Preto e branco. 24 X 18.
______________________________________________________________________________________________
12a - Engenho Corredor – casa de purgar. Pilar – PB.
Preto e branco. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
12b - Engenho Corredor – casa de purgar. Pilar – PB.
Preto e branco. 24 X 18.
_______________________________________________________________________________________________
13 - Vista de São Miguel de Taipu - PB. Sede do município do engenho Outeiro, onde, na infância, JLR passava as férias.
Preto e branco. Cópia. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
14a - Engenho Outeiro - vista lateral da casa-grande. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 40 X 29.
_______________________________________________________________________________________________
14b - Engenho Outeiro - vista lateral da casa-grande. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 24 X 18.
_______________________________________________________________________________________________
15 - Engenho Outeiro - vista lateral da casa-grande. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 24 X 18.
_______________________________________________________________________________________________
16 - Engenho Outeiro - vista lateral da casa-grande. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 24 X 18.
_______________________________________________________________________________________________
17 - Engenho Outeiro - casa-grande. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 24 X 18.
_______________________________________________________________________________________________
18a - Engenho Outeiro - casa das máquinas (fundos). São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 30 X 40.
_______________________________________________________________________________________________
18b - Engenho Outeiro - casa das máquinas (fundos). São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 18 X 24.
_______________________________________________________________________________________________
19 - Engenho Outeiro – vista lateral da casa das máquinas. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 24 X 18.
_______________________________________________________________________________________________
20 - Engenho Outeiro – porta da casa-grande. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 18 X 24.
_______________________________________________________________________________________________
21a - Engenho Outeiro – pavimento superior da casa-grande. Detalhe dos móveis e do piso. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 30 X 40.
________________________________________________________________________________________________
21b - Engenho Outeiro – pavimento superior da casa-grande. Detalhe dos móveis e do piso. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 18 X 24.
_______________________________________________________________________________________________
21c - Engenho Outeiro – pavimento superior da casa-grande. Detalhe dos móveis e do piso. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 18 X 24.
_______________________________________________________________________________________________
22 - Engenho Outeiro – interior da casa-grande. Detalhe: caixa de música. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. Cópia. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
23 - Engenho Outeiro - caixa de música. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. Cópia. 18 X 12.
_______________________________________________________________________________________________
24a - Engenho Itapuá - casa de farinha. Propriedade de Maria Menina (tia de JLR). São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. Cópia. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
24b - Engenho Itapuá - casa de farinha. Propriedade de Maria Menina (tia de JLR). São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. Cópia. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
25 - Engenho Itapuá – canavial. Propriedade de Maria Menina (tia de JLR). São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
26 - Trabalho no canavial de um engenho nordestino.
Preto e branco. Cópia. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
27 – Canoa – transporte usado nos engenhos nordestinos.
Preto e branco. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
28 - Engenho nordestino - casa-grande e instalações do fabrico.
Preto e branco. Cópia. 40 X 26.
_______________________________________________________________________________________________
29 - João de Joana - morador de engenho de propriedade da família de JLR.
Preto e branco. 30 X 40.
_______________________________________________________________________________________________
30 - Casa da moenda. Reprodução de ilustração de BARBALHO, Nelson. Dicionário do Museu do Açúcar, p. 175.
Preto e branco. 28 X 20.
_______________________________________________________________________________________________
31 - Coador de mel com cabo de regar - engenho nordestino.
Preto e branco. 15 X 10.
_______________________________________________________________________________________________
32 - Moenda - engenho nordestino.
Preto e branco. 15 X 10.
_______________________________________________________________________________________________
33 - Balança romana - engenho nordestino.
Preto e branco. 15 X 10.
_______________________________________________________________________________________________
34 - Arado pequeno - engenho nordestino.
Preto e branco. 15 X 10.
_______________________________________________________________________________________________
35 - Caneco e escumadeira - engenho nordestino.
Preto e branco. 15 X 10.
_______________________________________________________________________________________________
36 - Cangalha com cambitos - engenho nordestino.
Preto e branco. 15 X 10.
_______________________________________________________________________________________________
37 - Casa de engenho nordestino - detalhe.
Preto e branco. 24 X 18.
________________________________________________________________________________________________
38a - Vista panorâmica de uma usina do Nordeste - engenho Outeiro transformado em indústria de laticínios. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. Cópia. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
38b - Vista panorâmica de uma usina do Nordeste - engenho Outeiro transformado em indústria de laticínios. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. Cópia. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
38c - Vista panorâmica de uma usina do Nordeste - engenho Outeiro transformado em indústria de laticínios. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. Cópia. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________
39 - Vista panorâmica de uma usina do Nordeste - engenho Outeiro transformado em indústria de laticínios. São Miguel de Taipu - PB.
Preto e branco. Cópia. 40 X 30.
_______________________________________________________________________________________________

É vedada a reprodução total ou parcial deste catálogo sem
autorização da coordenadora do "Ateliê de José Lins do Rego".
Lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

Outros catálogos

APÊNDICE

Fotos de familiares de JLR
Código dos documentos: FOf

___________________________________________

No e Descrição do documento
___________________________________________

1 – Familiares de JLR.
Preto e branco. 18 X 12.
___________________________________________
2 – Neta de JLR.
Preto e branco. 12 X 18.
___________________________________________
3 – Neta de JLR.
Preto e branco. 18 X 12.
___________________________________________
4 – Neta de JLR.
Preto e branco. 18 X 12.
___________________________________________
5 – Neta de JLR.
Preto e branco. 18 X 12.
___________________________________________
6 – Familiares de JLR.
Cores. 15 X 10.
___________________________________________

Outros catálogos

HOME
Mapa do site